Tempo de leitura: 6 minutos
As tendências do mercado imobiliário para 2022 apresentam algumas mudanças significativas em relação, por exemplo, ao que vimos na retrospectiva do ano passado. Isso porque, apesar da pandemia e do aumento da inflação, o mercado imobiliário apresentou uma alta importante e continua sendo um dos que mais crescem no mundo. Entretanto, já fatores que justificam esse crescimento, como a ascensão definitiva do home office e a busca por casas maiores.
Mas você sabe o que esperar para 2022 e quais as melhores chances de compreender para onde o mercado caminha? Confira as principais tendências do mercado imobiliário para 2022 e boa leitura!
Processos mais modernos e rápidos é uma das tendências do mercado imobiliário para 2022
A crise sanitária fez com que diversas imobiliárias e construtoras passassem a investir em processos on-line e menos burocráticos. Nada de visitas aos corretores, na imobiliária e idas ao cartório. A tendência é que toda a operação seja feita pela internet, desde o tour virtual pelo imóvel até a assinatura dos documentos.
Um exemplo dessa tendência foi o expressivo crescimento de 70% dos leilões de imóveis e carros durante o período de pandemia, mesmo com as pessoas ficando mais tempo em casa. Esse período foi marcado pelo boom dos leilões pela internet, que devem continuar fortes em 2022.
Por exemplo, na Negociar, investimos em processos que permitem maior rapidez e facilidade, tanto para quem deseja colocar seu imóvel para vender ou alugar como para quem está do outro lado da negociação.
Imóveis maiores e com mais infraestrutura
Por muito tempo, as pessoas procuraram por kitnets, estúdios e outros tipos de imóveis menos espaçosos, mas que ficassem mais próximos do centro. No entanto, o aumento do home office e as incertezas em relação à pandemia têm feito com que essa tendência invertesse.
Agora, a procura por espaços mais confortáveis e amplos, nos quais se possa trabalhar ou ficar em casa com comodidade, deve se consolidar no mercado imobiliário, assim como a busca por prédios e condomínios que ofereçam opções internas de lazer.
Já para quem busca casas ou apartamentos, 2 ou 3 quartos passaram a ser pensados como uma opção para transformar um espaço em home office.
Imóveis sustentáveis ou inteligentes
Outra tendência em relação aos imóveis em si é uma maior preocupação com o desperdício de luz, água e outros recursos, seja por causa do aumento dos preços ou uma maior consciência ambiental do público.
Construções com espaços verdes, uso de materiais recicláveis, iluminação com lâmpadas de LED, energia solar e tecnologias de automação (como as torneiras e lâmpadas com sensor de movimento) devem ser valorizadas no mercado imobiliário durante o próximo ano.
E como a Negociar antecipou em outro artigo, o conceito de casa inteligente vem com mais força e é uma das tendências do mercado imobiliário para 2022 que veio para ficar.
Taxa Selic apresenta alta como um das tendências do mercado imobiliário para 2022
Um sinal de alerta para 2022 é a tendência de que a taxa básica de juros (SELIC) deve continuar aumentando, o que pode dificultar o acesso ao crédito e dar uma desacelerada nos investimentos dentro do mercado imobiliário, além de encarecer os preços dos novos imóveis.
Busca de imóveis em imobiliárias continua sendo a opção mais segura
Por último, procurar um imóvel para comprar ou alugar através de uma imobiliária ganhou uma importância ainda maior. Isso porque com o advento da internet para a negociação, é cada vez mais fácil cair em golpes virtuais por descuido ou desconhecimento.
Logo, se você ainda tem dúvidas sobre o porquê buscar uma imobiliária, temos um artigo exclusivo que aborda esse assunto.
E para conhecer as melhores opções e oportunidades de Betim, acesse o site da Negociar Imóveis e entre em contato conosco.