O Mercado Imobiliário em 2021 se iniciou com expectativas e atenção em alta. Isso porque o contexto da pandemia exigiu uma atuação das imobiliárias muito mais dinâmica e com engajamento.
O atual cenário exigiu que todo o mercado se adaptasse ao ambiente virtual, além de ter realizado uma mudança profunda no perfil do cliente. Se antes ele tinha tempo e oportunidade para realizar visitas e escolher ambientes mais compactos e práticos, o “ficar em casa” está, atualmente, sendo o ponto de partida na busca por imóveis. Seja para comprar ou para alugar.
Nesse artigo iremos entender estas mudanças e apresentar seus impactos no mercado imobiliário. Vem conosco!
O que mudou no mercado imobiliário no ano passado?
Ainda que o futuro do mercado imobiliário seja, tradicionalmente, resistente às transformações por sua solidez, com a pandemia, houve uma alteração na forma de vender, alugar e comprar imóveis. E quem se atentou a essas mudanças, saiu na frente. Por exemplo, a Negociar Imóveis direcionou durante o período as locações e vendas para seu portal virtual, focando na rapidez e eficiência com segurança para todos os envolvidos.
A partir disso, a troca de informações com o consumidor ficou mais ágil, os sistemas de busca mais avançados e os detalhes mais completos.
Aliás, é importante perceber que essa tendência já vinha sendo estudada e aplicada pela Negociar, sendo apenas potencializada conforme a demanda do mercado. Isso porque o aumento por portais funcionais e práticos se tornou uma necessidade em 2020, assim como ter um imóvel dentro de uma imobiliária.
Qual é o novo perfil do consumidor e o que ele busca em 2021?
Há pouco tempo atrás, o possível cliente que buscava alugar ou comprar um imóvel estava nas ruas, olhando cartazes ou anotando telefones. Hoje, com uma geração que não larga seus smartphones e pode inclusive mudar de cidade para trabalho – ou ainda se adequar ao home office – o atendimento presencial ganhou nova dinâmica.
Sim, ele ainda acontece. Porém, diferente de outros momentos, ir até uma imobiliária costuma acontecer após já se saber o imóvel pretendido e suas especificações.
Essa geração, conhecida como geração Z, têm em seu DNA a capacidade de desapego, são usuários heavy de redes sociais e mais adeptos de aluguéis que aquisições. Enquanto isso, os clientes de métodos mais tradicionais estão se adaptando à nova realidade, mas para ambos, houve uma mudança significativa.
Mercado imobiliário aponta para casas maiores e com mais possibilidades
A tendência no mercado imobiliário, antes da pandemia, era de espaços compactos e práticos. Contudo, ela se modificou completamente quando as pessoas se viram com obrigatoriedade de distanciamento social, mais tempo com a família e com o home office.
Ou seja: o lar ganhou um novo significado e a busca por imóveis com mais espaço e mais possibilidades ganhou adeptos entre todas as gerações.
A tecnologia também apontou para situações que pedem menos papéis e contatos físicos, como o atendimento virtual, fotos em alta resolução de um imóvel e até mesmo um passeio virtual.
Para o futuro, o mercado imobiliário reserva medidas que já estão sendo aplicadas desde já. Como, por exemplo, a busca por economia de recursos (casas inteligentes com aquecedor solar ou maior iluminação natural), contato com a natureza, espaços de recreação e aceitação de animais em casas ou apartamentos.
Em resumo, se o imóvel se torna onde a pessoa passa a maior parte do tempo, ele precisa ser aconchegante, acolhedor e completo.
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Prepare-se para alugar ou vender de forma efetiva
Ao compreender esse novo perfil do consumidor, você terá mais possibilidades de vender ou alugar o seu imóvel. Porém, mesmo conhecendo mais sobre o mercado imobiliário, não é necessário que você seja um especialista na área para obter sucesso. Isso porque você pode contar com a Negociar, que tem em seu DNA a iniciativa de construir uma nova fase da vida do seu cliente, realizando sonhos ou investimentos financeiros.
Na Negociar, o seu imóvel está em boas mãos e será analisado, divulgado e negociado com a mais alta compreensão de todo o cenário em que ele está inserido.
Para isso, contamos com um portal dedicado, de fácil uso e completo, com usuários cadastrados que podem ser o perfil que seu imóvel precisa.
Na hora de alugar ou vender seu imóvel, fale com a Negociar.